ShareThis

sábado, 7 de fevereiro de 2009

Nova Grafia da Língua Portuguesa

Nós, do Movimento Cultural Splatter, queremos informar que não usaremos as novas regras ortográficas impostas. Primeiramente, porque as regras antigas só serão obrigatórias depois de 2012, coincidentemente o mesmo ano do apocalipse maia; segundo, porque não estamos nem aí. Na verdade, não usaremos regra alguma no blog.

Caso alguém pergunte, usaremos as seguintes convenções: usamos o português padrão; o uso do trema será facultativo, então sagüi ainda poderá ser O sagüi; o uso dos acentos diferenciais e os acentos circunflexos serão mantidos; todos os substantivos compostos agora usam hífen; usaremos todas as letras possíveis, inclusive k, y, w, £, π, 漢 e todos os alfabetos conhecidos e desconhecidos (como o Neo-Zeolandês Arcaico).

Segue um trecho de uma reportagem:

"O decreto com a agenda da implantação foi assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no fim de setembro. O acordo pretende fazer com que pouco mais de 210 milhões de pessoas em oito países que falam o português tenham a escrita unificada, conservando as variadas pronúncias." 

Veja 31 de dezembro de 2008.

O texto acima é um trecho de uma notícia, onde se pode perceber que nada mais faz sentido. Lula, conhecido pela educação apuradíssima que teve (para quem não se lembra, foi ele que disse: "E eu, que durante tantas vezes fui acusado de não ter um diploma superior, ganho o meu primeiro diploma, o diploma de presidente da República do meu país."), assinando sobre um acordo sobre regras ortográficas para unificar a escrita de 210 milhões de pessoas. Muito bonito, exceto pelo fato que dessas 210 milhões, 180 milhões residem no Brasil e já usam o mesmo sistema de escrita (pelo menos teoricamente).

Uma das piores desculpas dadas pelos pró-regras é que será usada para facilitar o ensino da língüa, a língüa não foi simplificada a ponto de um homo inabilis sapien entender. E mesmo para os capazes de entender as regras, sabemos que o problema é a educação oferecida pelo governo considerada uma das piores do mundo (comentário sobre a educação no Brasil). 

Bom, gostaríamos que quem desenvolveu (velhos da ABL) essas regras ridículas parasse de fazer isso (já demonstrou que não sabem fazê-lo) e escrevesse uma boa literatura para variar.

Anyway, it's common knowledgement that the english language is going to overule the portughese language. As you know, we don't participate of "oficinas" anymore, but workshops; we don't play "futebol de areia", but beach soccer; we don't deal "negócios", but business. Portughese will be dead in a blink of eyes, no matter how hard they try to ressusitate it.

Forse noi parleremo MiGuXêS.

AbEr Am EnDe WeRdeN WiR SpReChEn EmOtICoN. 

(FaLaReMoS em Emoticom :))

o.o :) =D  

o_o''' 

:( =C  

XI

2 Comentários:

Anônimo disse...

### Knowho regala GOLD CAMERA ###
Quieres tener una cuenta Gold Camera?
Knowho regala 2 cuentas Gold Camera cada semana

en su concurso de votaciones
Una cuenta Gold Camera de 6 meses para el ganador
y una de un mes para el segundo
Ranking de Fama ACTUALIZADO
Visita http://knowho.net

Editores do Movimento Cultural Splatter disse...

Nós nos sentimos ofendidos por este post, uma vez que sempre seguimos as regras do português a fundo.
Também achamos inaceitável a escrita em outras línguas nesse blog, bem como o uso do trema em língua (só porque você acha que o trema deve ser facultativo não quer dizer que você possa botar ele em qualquer palavra).

Postar um comentário

  ©Movimento Cultural Splatter - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo