ShareThis

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

O Bóris de Higgs

Saindo de uma olhada em seres irracionais, como os homo inabilis, e passando para um contexto de QIs muito mais elevados.

Primeiro, gostaria de dizer que podemos calcular a elevação de QI no limite, desse modo:QI das pessoas comentadas nos últimosposts=0, QI das pessoas comentadas nesse post (valores usados são os mínimos)=160. Então, usando regra de três básica para calcular o aumento em porcentagem: 160 está para (cem + x )% assim como 0 está para 100% (x sendo o aumento percentual).
x=lim 160.100/0 -lim100=infinito(positivo)-100=infinito
Isso quer dizer apenas que elas são infinitesalmente mais inteligentes que pelo menos 80% da população brasilera (porcentagem de homo inabilis sapiens), e em relação ao resto eles são apenas mais inteligentes.

Higgs é um físico famoso pelas suas teorias, disputa apenas com Stephen Hawking para ver quem é o físico mais pop. A disputa parece injusta, considerando que Stephen Hawking é quase completamente paralítico, porém Stephen já escreveu um livro para crianças... O livro se chama "George e o segredo do universo"
(Stephen versus Higgs)
As teorias de Higgs dizem sobre partículas tão minúsculas que não fazem muito sentido, tentar raciocinar por muito tempo sobre elas geram no máximo uma dor de cabeça. Alguns profetizam que a paralisia de Stephen surgiu pois ele compreendia as partículas demais, embora a maioria ache essa idéia ridícula.
Começaremos com o básico: os físicos teorizam quatro "forças" fundamentais e que todas as forças são derivadas dessas. São elas as forças fundamentais: nuclear forte, nuclear fraca, eletromagnética mais a gravidade. E tudo é composto pelas partículas elementares: férmions e bósons.
Os fémions constitui a matéria e os bósons seriam responsáveis pela interações entre os férmions.
O grande problema foi que alguém teorizou que essas partículas não teriam massa por que elas seriam simétricas demais...
Mas aí entra o Higgs com sua teoria do campo de Higgs, que a partir do campo de Higgs as partículas teriam massa (faz isso quebrando a simetria delas). Sua teoria incluia um bóson para dar certo, nomeado bóson de Higgs (muita inteligência, pouca criatividade), que ainda não foi verificado experientalmente.
(Simulação do bóson de Higgs)
As esperanças para detectar um bóson de Higgs estão no LHC, isso significaria poder juntar as teorias das forças (exceto a da gravidade) em uma só. Porém o rival Stephen acharia melhor se não achassem nada, enquanto Higgs está esperançoso em ganhar um prêmio Nobel (ele ultrapassa 1 milhão de dólares) e alguns acharem que o LHC irá simplesmente acabar com o mundo.

Após uma carga massiva de ciência na sua cabeça, sinto lhe dizer que provavelmente as partículas até agora elementares são constituídas de partículas ainda mais elementares (o átomo uma vez foi considerado indivisível). Então teremos um post que será sobre uma das grandes questões da atualidade: 
Irá o LHC destruir o mundo?

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

  ©Movimento Cultural Splatter - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo