ShareThis

terça-feira, 28 de julho de 2009

O Sagüi Fala e você escuta: Contém Ironia.

Eu andei dando uma olhada nos comentários nos posts: alguns me fizeram rir, outros me fizeram raiva, uns de uma natureza tão infantil e idiota que me fez sentir mais vergonha da minha espécie que o normal. No começo, eu achei que as pessoas estavam sendo irônicas como nós, depois, eu comecei a achar que a raça humana estava voltando a forma de símios mais simples, mais depois de um tempo, eu vi a verdade. Boa parte dos que comentam aqui (quem conseguiu ler até aqui sem procurar pelo dicionário nenhuma vez não se inclui nesse grupo) tem um problema bem grave, eles são incapazes de entender o conceito da IRONIA.


Um grande problema pra você que quer desfrutar da comédia perspicaz que este blog apresenta, mas não se preocupe o seu amigo o Sagüi está aqui para lhe ajudar.

A comédia é uma arte menosprezada, porém uma das mais complexas, ela é a arte do absurdo. Toda boa piada se trata de algo comum em um contexto incomum, quando aquele padre entrou naquele bar você nunca esperava que ele tirasse a roupa, por isso você riu, ou se sentiu ofendido, sei lá. Essa é à base da comédia, algo comum é apresentado e algo incomum é introduzido depois, este contraste é a comédia.


A Ironia faz parte da comédia, mas é uma parte mais sofisticada. Requer que aquele que tenta fazer aqueles ao seu redor rir seja, no mínimo, inteligente, para ser efetivo com sua ironia, a pessoa precisa falar algo que para os ouvintes seria absurdo, mas falar de maneira em que a sua entonação e jeito na hora de dizer faça com que a ironia seja perceptível. Se você for muito óbvio na ironia, uma parte da graça vai embora, se for óbvia de menos a pessoa vai achar que você realmente quis dizer o que disse (que pode trazer sérios problemas com a lei quando se faz tantas piadas de aleijados e negros quanto eu).


(sofisticado)


A ironia é uma das formas mais refinadas de comédia. Porém ela geralmente requer que o ouvinte consiga ver e ouvir o “comediante”. Passar a ironia através da escrita, seja por meio de um dialogo no MSN ou em um blog, não é fácil. Não tentem, mais de uma conversa com a minha namorada saiu de maneira equivocada pela impossibilidade de se usar entonação nesse meio, por algum motivo você sempre parece meio insensível quando fala sobre padres aleijados e a sua piscadela no fim da frase é feita por um smile. Você precisa de que os seus leitores sejam capazes não só de entender o que você escreveu, como o significado também.


Se você escrever um artigo sobre meio ambiente, por exemplo, certifique-se que as pessoas entenderam que você não realmente planeja a destruição global (é mais pra dominação), e que o seu texto é um texto irônico. Pegue um tema abrangente, bastante debatido, que use algo comum e lhe dê uma forma engaçada ( o meio ambiente e as pessoas lutando para ajudá-lo), e coloque-o em um contexto incomum( alguém lutando contra o meio ambiente).


Sei que o nosso blog não é grande coisa, não é um expoente da comédia e cultura (ainda não), porque então nós devemos ser flagelados com tantos comentários idiotas. Eu sei que isso é a internet e eu deveria ficar feliz pela falta de ameaças e Rick Rolls, e por nenhuma organização ter nos prendido/suicidado ainda, só gostaria de um comentário que não parecesse escrito por uma criança acéfala.


E lendo os comentários sobre os textos deste blog eu não pude deixar de perceber que o grande problema é que as pessoas simplesmente não entendem o conceito de ironia, contudo, agora você já entende um pouco mais sobre a nossa amiga a Ironia, é um leitor mais esclarecido e de preferência vai parar de deixar comentários como o do jovem anônimo português no post do homem vs Terra. Sério, eu sei que é uma grande tentação quando escondido atrás de anônimo falar asneiras, no entanto, tente se conter.


E lembre-se, quem ri por ultimo, provavelmente riu só pra você não se sentir mal sobre sua piada sobre um padre negro, aleijado e nu em um bar.


(um padre negro e aleijado entra em um bar e ............)



Este post não se refere ao Bonde da Estronda e aos comentários sobre ele, o Bonde da Estronda é o que aconteceria se Câncer anal se propagasse pelo ar, e qualquer um que aprova a sua "música" deveria ser eliminado, pois eu garanto que mesmo surdo Beethoven se recusaria a ouvir. E para aqueles que acham, que é preconceito e que cada um deve ser livre pra ouvir o que quer, lembre-se, preconceito é quando você julga algo baseado em um conhecimento superficial (conhecer profundamente essa coisa provavelmente causa algum tipo de tumor). E o fato dessa banda ser nojenta é um conceito muito bem formado e estruturado. Se é pra ouvir essa porcaria, então sua liberdade deveria ser revogada.

6 Comentários:

Míope sem óculos disse...

"Sei que o nosso blog não é grande coisa, não é um expoente da comédia e cultura"

então vc está errado, pois eu o dono de www.vivalamerda.blogspot.com, o acompanho.

E viva a IRONIA e ao Sarcasmo!

Filipe disse...

Você não entendeu a ironia mais uma vez, Míope sem óculos, o nosso blog é grande coisa pra caralho, e pra caralho tende ao infinito.

Jungle disse...

Sagüi,
acho que está na hora de começarmos a encarar o bonde da estronda como objeto de estudo.Psicológico ou até Antropológico mesmo!!
Eu queria realmente entender de onde parte, ou o que explica isso:

" amandinha! disse...
bonde da stronda eh tudooooooooooooooo. vcs do blog estao de parabens por essa otima materia!!!!!11!! mc thug eh lindooo, queria tanto pasar uma noite cm ele rsrsrs...!!1"

30 de Junho de 2009 10:46

É triste...
Falo (sem ironia)sério...
É muito triste.
PS:
lembre-se de perguntar a Javé a opinião dele.

EventoAnimeFest disse...

Sagüi, parabéns pelo post genial.
entraremos em contanto com você para tê-lo como atração no AnimeFest

Lívia disse...

Nossa! Quanta sensibilidade! Não sabia que vc se preocupava tanto com o entendimento alheio!

Agora só falta um manual de "Como ler o blog"

=D

O Sagüi disse...

Não me preucupo, só que eu estava ficando envergonhado pelas outras pessoas, se bem que vc deu uma boa idéia.................. uma manual para idiota para a apreciação deste blog.
EM BREVE

"O Sagüi Fala e você Escuta: Como ler o blog"

Postar um comentário

  ©Movimento Cultural Splatter - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo